o Grupo Diversity, que venceu o ''Britain's got talent'' (Foto: Alastair Grant/AP)
Fã assumida de Susan Boyle, a atriz Demi Moore elogiou em sua página no Twitter o grupo Diversity, que venceu a escocesa na noite de sábado (30) no programa “Britain’s got talent”. “Diversity foi incrível e tão modesto. Amei!”, escreveu.
Moore foi só elogios também ao jovem Shaheen Jafargholi, que com seu vozeirão arrancou elogios dos jurados. “Grandes talentos hoje à noite no 'BGT'. Sinto que são todos vencedores. Amo aquele menino Sheehan”, escreveu, errando a grafia do nome do cantor.
Corrigida por um leitor, ela se desculpou e afirmou: “Ele foi incrível! Quando o escuto cantar penso em Jennifer Hudson”, comparou.
Já Lily Allen, que chegou a criticar Boyle, concordou com a frase da cantora escocesa de 47 anos ao perder o prêmio de 100 mil libras, e postou no Twitter: “Acho que o melhor venceu”. E completou também com elogios a Shaheen, dizendo que o menino foi ótimo.
WASHINGTON, EUA, 30 Mai 2009 (AFP) - O presidente Barack Obama pediu neste sábado uma confirmação rápida no Senado de Sonia Sotomayor para a Suprema Corte, que pode ser a primeira pessoa de origem latina no tribunal.
"Depois de avaliar muitos excelentes candidatos, estou seguro de que ela é a opção correta", afirmou Obama em seu programa semanal de rádio.
"De fato, há várias gerações não se escolhia alguém com a experiência judicial que ela tem", acrescentou.
"Sotomayor é justa, imparcial e dedicada ao império da lei", afirmou.
Obama indicou na terça-feira Sonua Sotomayor, 54 anos, para uma vaga na Suprema Corte, em substituição a David Souter, que se aposentou.
Se for confirmada pelo Senado, Sotomayor será a terceira mulher na história da Suprema Corte, ao lado da atual integrante Ruth Bader Ginsburg. Além disso, será a primeira pessoa de origem hispânica.
Mas o debate promete ser acirrado, já que Sonia Sotomayor foi acusada de "racismo latino" por um líder republicano.
"Imaginem que um indicado afirmasse 'minha experiência como homem branco me faz melhor que uma mulher latina'", criticou o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich na sexta-feira.
"Um homem branco racista indicado seria orbrigado a desistir. Uma mulher hispânica racista também deveria se retirar", completou.
Gingrich fazia referência a um discurso de 2001 de Sotomayor. "Gostaria de pensar que uma mulher latina sensata, com uma rica experiência nas costas, chega mais frequentemente a uma melhor conclusão (como juiz) que um homem branco que não viveu tudo isso", afirmou em um evento universitário.
País invalidou armistício que encerrou Guerra da Coreia
Pelo terceiro dia consecutivo, a Coreia do Norte provocou ontem preocupação mundial.
Depois de realizar um teste atômico subterrâneo, na segunda-feira, e de lançar mísseis, na terça, o isolado país elevou ainda mais a tensão na região ao declarar inválido o armistício com a vizinha Coreia do Sul, que na prática encerrou a Guerra da Coreia (1950-1953). Também ameaçou ontem atacar navios militares dos EUA e da Coreia do Sul – e começou a reativar o reator nuclear de Yongbyon.
Em gráfico, saiba mais sobre a Coreia do Norte e seu projeto militar
A ameaça de atacar navios foi uma resposta à decisão do governo sul-coreano de participar da operação multinacional de interceptação de embarcações suspeitas de envolvimento no programa nuclear norte-coreano. Para o governo comunista de Pyongyang, a iniciativa sul-coreana equivale a uma “declaração de guerra”.
– Agora que os títeres sul-coreanos tomaram a atitude ridícula de participar dessa extorsão e se atrevem a declarar guerra a seus compatriotas, a Coreia do Norte se vê obrigada a tomar uma medida decisiva – disse o Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia, em comunicado.
Maisa já foi afastada do programa de domingo do SBT
21 de maio de 2009
SBT/Divulgação
A novela da apresentadora Maisa Silva, 7 anos, está longe de acabar. Em mais um capítulo emocionante, o Ministério Público do Trabalho pediu na Justiça que o SBT pague indenização de R$ 1 milhão por ter desrespeitado leis trabalhistas que permitem o trabalho de menores de idade. O valor seria revertido para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Segundo o órgão, o trabalho da menina provocaria dano moral coletivo.
O procurador Orlando Schiavon Júnior, da Procuradoria do Trabalho no Município de Osasco, entrou com a ação civil pública que, além de citar os episódios em que Maisa foi às lágrimas no Programa Silvio Santos, questiona o fato de ela ter substituído os apresentadores Yudi e Priscilla no programa diário Bom Dia & Cia durante as férias da dupla em janeiro. O Ministério Público do Trabalho pede ainda controle maior sobre a atuação da menina, que estaria autorizada a gravar somente nas tardes de quarta-feira.
Com a cassação da licença de Maisa para ir ao ar no Programa Silvio Santos pelo Juizado de Menores de Osasco, o SBT decidiu retirar Maisa definitivamente da atração. Segundo a emissora, o quadro Pergunte a Maisa foi extinto. "O SBT não irá recorrer. Acatamos a decisão judicial e não haverá mais participação de crianças no programa", explicou a assessoria da emissora, que negou que Silvio esteja procurando uma substituta para a menina. Maisa ficará apenas nos programas Sábado Animado e Domingo Animado. O Dono do Baú volta dos Estados Unidos na semana que vem e retoma as gravações.
Maisa, que já era acompanhada pela psicopedagoga Cris Poli, a Supernanny, agora será avaliada por outro psicólogo. Apesar de ela ter se saído bem na averiguação do Conselho Tutelar de São José dos Campos (SP), Brena Scarpel Boschi, bacharel em Direito e presidente do Conselho Tutelar região Centro, sugeriu novo acompanhamento psicológico da menina devido à sua carga de responsabilidade. Na averiguação como aluna, Maisa foi qualificada como "feliz e participativa", além de tirar notas excelentes.
E Gislaine de Souza Silva Andrade e Celso de Araújo Andrade, pais da menina, foram chamados de presentes. No colégio da menina, foi feito pedido à direção para que os alunos não falassem sobre o ocorrido com a coleguinha, que chegou até a faltar aulas seguintes à exibição do programa do dia 17 de maio.
Trabalhos de análise de arcada dentária identificaram corpos de quatro crianças que estavam no bimotor
SÃO PAULO - Quatro dos 14 corpos das vítimas do acidente com um bimotor em Trancoso, na Bahia, na última sexta-feira, 22, foram identificados neste domingo, 24, segundo informações do Governo da Bahia. Todos os corpos são das crianças que estavam na aeronave e foram identificados durante trabalhos de análise de arcada dentária.
Além dos familiares das vítimas, que tiveram material genético coletados, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia já recebeu todas as fichas odontológicas e ortopédicas. Essas fichas facilitarão a comparação e agilizarão as identificações dos corpos.
"Os trabalhos estão bastante adiantados, todo nosso pessoal de medicina e odontologia legal, antropologia e análise de DNA estão trabalhando de forma empenhada e com os recursos necessários para realização dos exames de identificação", destaca Raul Barreto, diretor do DPT.
Registro
A caixa-preta do bimotor foi levada para o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), no Recife, no fim da manhã deste domingo, 24, segundo informações do Centro de Comunicação da Aeronáutica (Ceconsaer).
As gravações feitas pelo equipamento, que foi encontrado praticamente intacto, sem vestígios de problemas, podem ajudar a determinar o que provocou a queda da aeronave, segundo o Ceconsaer. Já os motores da aeronave serão analisados em São José dos Campos, em São Paulo, como parte da investigação.
Acidente
A queda do bimotor Super King Air B-350 ocorreu por volta de 21 horas de sexta-feira, durante manobra de aterrissagem no Aeroporto Terravista, em Trancoso, litoral sul da Bahia. O Departamento de Polícia Técnica de Salvador confirmou no sábado, 23, que 14 pessoas morreram no acidente - dez adultos e quatro crianças.
Dez das vítimas pertenciam à família do empresário Roger Ian Wright, de 56 anos, além do piloto, do copiloto, de uma babá e da neta de 3 anos de sua mulher, Lucila Lins (mais informações nesta página). O empresário planejava festejar o aniversário de um dos netos.
O resgate foi concluído por volta das 15 horas de sábado. Durante todo o dia, cerca de 30 homens do Corpo de Bombeiros, além de policiais civis e 20 oficiais da Aeronáutica, estiveram no aeroporto do resort removendo destroços da aeronave e realizando o resgate dos corpos, que foram levados para o Instituto Médico-Legal de Salvador. "O trabalho oficial de identificação começa agora, apesar de as famílias terem fornecido uma lista de quem estava a bordo", afirmou o diretor, Raul Barreto. Os 35 peritos locais foram convocados e o IML de São Paulo se prontificou a ajudar nos trabalhos - coletando DNA das famílias das vítimas. Os corpos ficaram carbonizados e será necessária análise de arcada dentária.
Em depoimento a oficiais do 2º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa-2), testemunhas disseram que o avião pilotado por Jorge Lang Filho, de 56 anos, parecia estar "fora do lugar" quando se aproximou da pista - o avião parecia ter problemas mecânicos. "Parecia estar com problema no motor, com a velocidade mais baixa que o normal", disse o gerente do resort Terravista, James de Souza, que presenciou o acidente. "Entrou de asa, de lado, cambaleou no momento final e, no que encostou no chão, explodiu. Foi um barulho horrível, uma coisa medonha."
Para o fiscal de pista do aeroporto, Pedro Peixoto, de 37 anos - que passou o dia emocionado com a perda do "Comandante", como chamava Wright - o avião se aproximou "completamente torto". "Quando deveria ter seguido reto, parece que balançou para o lado direito, balançou de novo para o lado esquerdo e caiu", disse Peixoto. "Baixou muito rapidamente e depois foi baixando mais devagar até cair", contou o taxista Neílson Santos, de 39 anos, que aguardava a família Wright para levá-la à residência.
Investigação
Segundo o coronel João Carlos Dias Biesniek, chefe do Seripa-2, o conteúdo dos depoimentos será analisado em conjunto com os outros dados periciais coletados no local. "Um acidente aéreo normalmente ocorre por uma soma de fatores. Somente teremos certeza quando tivermos todos os resultados da perícia à mão para elaborar o relatório final, que pode levar até um ano para ficar pronto."
A Aeronáutica já descartou que a forte chuva que caiu em Troncoso na noite do acidente tenha provocado a queda - na avaliação, havia "perfeitas condições para pousos e boa visibilidade na pista". Às 20h51, quatro minutos antes da queda do avião, o piloto informou que "tinha alinhamento com a pista, que o trem de pouso já estava travado e havia boa visibilidade". Uma segunda hipótese, de que a iluminação da pista seria ineficiente, também foi descartada, após testes ontem com o jato HS do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Outro fator analisado pela perícia foi o diâmetro da clareira criada na queda - de cerca de 20 metros, distante cerca de 200 metros da cabeceira da pista. Como se trata de diâmetro relativamente pequeno, segundo peritos ouvidos pelo Estado, uma das hipóteses é de que, no momento da queda, o avião teria mais força no plano vertical, de cima para baixo, do que no horizontal - ou seja, poderia estar preparando o pouso mesmo fora do local adequado. Isso pode indicar, segundo peritos, que o piloto estivesse "desorientado".
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava regular, tanto na manutenção quanto no seguro. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) do bimotor teria vencido no último dia 14, mas, segundo a agência, ela havia sido feita em uma oficina autorizada e a documentação teria sido encaminhada ao órgão, aguardando só atualização dos dados. A situação da tripulação também estava regularizada.
O meio-campista Ronaldinho, que ficou de fora da lista chamada por Dunga para a disputa das próximas partidas pelas Eliminatórias e da Copa das Confederações, disse nesta sexta-feira que segue pensando em sua equipe, o Milan, e reconheceu que não apresentou um bom futebol na última temporada europeia. A informação é da agência Ansa.
"Sigo sendo o mesmo, e como todos os atletas quero jogar quando chegar o meu momento. Devo ficar contente pelo bem da equipe, mas é certo que eu esperava jogar com mais frequência, e foi difícil não ter feito isso", disse.
O ex-gremista não vive um bom momento no futebol italiano. Nos últimos jogos do Milan, ele ficou no banco de reservas e foi pouco usado pelo técnico Carlo Ancelotti.
"Por ora, penso apenas na partida que jogaremos com a Roma", afirmou o meia, referindo-se ao próximo compromisso do Milan pelo Campeonato Italiano, no domingo. Embora faltem ainda duas rodadas para o fim da competição, a Inter de Milão conquistou o título no último fim de semana.
"Todos queremos jogar todas as partidas, mas não é sempre possível. Agora, o mais importante é ganhar da Roma para poder brigar pelo título na próxima Copa dos Campeões da Uefa", complementou Ronaldinho.
Ao anunciar a lista dos jogadores convocados, na tarde desta quinta-feira, o técnico Dunga disse esperar uma melhora no rendimento do jogador para voltar a chamá-lo.
Bangcoc, 16 mai (EFE).- A Junta Militar de Mianmar (antiga Birmânia) vetou um dos advogados da líder da oposição, Aung San Suu Kyi, para que a defenda das acusações de violação à prisão domiciliar contra ela, após um americano ter entrado na casa da opositora, informou hoje o advogado Aung Thein.
Thein disse que a revogação de sua licença aconteceu ontem, um dia depois de a Nobel da Paz ser presa por violar as condições da prisão domiciliar à qual está submetida há seis anos.
Aung Thein foi na quinta-feira à penitenciária de Insein, onde está Suu Kyi, para defendê-la das acusações contra ela, depois que a própria pediu a presença de Thein entre seus advogados. Um dia depois, ocorreu a anulação de sua licença.
A Junta que governa Mianmar com mão de ferro ignorou a crescente pressão internacional para que liberte à militante pró-democracia, de 63 anos e em precário estado de saúde.
Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Indonésia e Cingapura, assim como organizações lideradas pela ONU, Anistia Internacional e Human Rights Watch, pediram, sem sucesso, a libertação de Suu Kyi.
A única reação aparente do regime militar birmanês diante do encarceramento de Suu Kyi é a mobilização de pessoal do lado de fora da penitenciária de Insein, nos arredores de Yangun, para vigiar todos que passam pela área.
Suu Kyi e as duas mulheres que cuidam dela há anos - mãe e filha -, são acusadas de graves crimes que, no caso da líder birmanesa, poderiam levar a até cinco anos de prisão.
O julgamento começará na próxima segunda-feira na penitenciária, no qual também será julgado o americano John William Yettaw, que entrou na casa de Suu Kyi em 3 de maio, após atravessar nadando o lago que cerca a casa da opositora e burlar a vigilância militar. EFE
LONDRES, Reino Unido, 14 Mai 2009 (AFP) - A Anistia Internacional (AI) pediu nesta quinta-feira ao Conselho de Segurança da ONU e aos países membros da Asean que intercedam pela libertação imediata da opositora birmanesa Aung San Suu Kyi.
A organização de defesa dos direitos humanos solicita às grandes potências e aos países do sudeste asiático que "intervenham de forma urgente para obter a libertação de Aung San Suu Kyi da prisão de Insein", para a qual a opositora foi transferida nesta quinta-feira ao amanhecer, depois da visita de um americano.
"Cabe a estes países pressionar o governo de Mianmar", insistiu a AI, com sede em Londres.
"O governo birmanês deve libertar Aung San Suu Kyi imediatamente, sem condições, e não restabelecer sua prisão domiciliar", declarou Benjamin Zawacki, especialista da AI para Mianmar, antiga Birmânia.
"Na ausência de uma reação internacional unificada, o governo birmanês dará prosseguimento à prática de violação total dos direitos humanos. Agora mais do que nunca, o Conselho de Segurança e os países membros da Asean têm que enviar uma mensagem clara aos generais, para que não possam mais atuar com impunidade", acrescentou.
A AI também pediu a libertação das duas empregadas e do médico de Aung San Suu Kyi, também detidos nesta quinta-feira.
"Khin Khin Win, sua filha e o médico Tin Myo Win integram agora o grupo de mais de 2.100 prisioneiros políticos que estão atualmente em penitenciárias birmanesas.
"Assim como os demais prisioneiros políticos, eles podem ser torturados, ou sofrer maus-tratos. As condições de detenção nas prisões de Mianmar são péssimas, e colocam em risco a saúde dos prisioneiros", alertou Zawacki.
A Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) é formada por Mianmar, Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.
Representante do Rio Grande do Norte, a pedagoga Larissa Costa, 25 anos, 1m75cm de altura, foi escolhida Miss Brasil 2009 e representará o país no Miss Universo, em 23 de agosto, em Nassau, nas Bahamas. Larissa Costa foi coroada pela Miss Brasil 2008, a gaúcha Natália Anderle.
A passarela para a escolha da Miss Brasil foi montada no Memorial da América Latina, em São Paulo, na noite de sábado. A cerimônia incluiu desfiles em trajes típicos, em trajes de gala, traje casual, maiô e biquínis para um corpo de jurados que incluía a ex-Miss Brasil 1986 Deise Nunes, o cantor Leandro, do KLB, o jornalista Marcelo Tas e a ex-modelo Luiza Brunet.
A representante do Rio Grande do Sul, Bruna Gabriele Felisberto, chegou até a etapa semifinal. Na final, disputaram as misses de Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Norte, que foram submetidas à última prova: perguntas sorteadas.
Apurados os votos, a potiguar Larissa deixou Rayanne Morais, de Minas Gerais, em segundo lugar, e Denise Ribeiro, do Distrito Federal, em terceiro. A nova Miss Brasil trabalha na Secretaria de Educação de Natal. Como parte da premiação, Larissa vai receber a garantia de R$ 200 mil em contratos de trabalho, um automóvel zero quilômetro e estrutura para a participação no Miss Universo.
Joanesburgo, África do Sul, 10 Mai (Lusa) -- O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou hoje um governo de 34 membros caracterizado por uma extensa mudança de nomes e pastas relativamente ao anterior.
Joanesburgo, África do Sul, 10 Mai (Lusa) -- O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou hoje um governo de 34 membros caracterizado por uma extensa mudança de nomes e pastas relativamente ao anterior.
O ex-ministro das Finanças e "menino bonito" dos investidores e agentes económicos nos últimos 13 anos, Trevor Manuel, passou a deter a chefia da Comissão de Planeamento Económico, um novo órgão dependente da Presidência e que supervisionará todas as áreas da actividade económica, enquanto o anterior comissário dos serviços de contribuições e impostos, Pravin Gordhan, passa a ocupar a pasta das finanças.
O sindicalista Ebrahim Patel como novo ministro do Desenvolvimento Económico, o secretário-geral do Partido Comunista Sul-Africano (SACP), Blade Nzimande, nomeado ministro da Educação Superior, Lindiwe Sisulu, a primeira mulher à frente do aparelho militar na pasta da Defesa e Assuntos dos Veteranos, Maite Nkhoane Mashabane à frente das Relações Exteriores, e o secretário-geral do partido Afrikaner Frente da Liberdade Plus, Pieter Mulder, como vice-ministro da Agricultura, Florestas e Pescas, são algumas das muitas surpresas anunciadas por Jacob Zuma
A ex-detentora do então designado Ministério dos Negócios Estrangeiros (agora das Relações Exteriores), Nkosazana Dlamini-Zuma, que se divorciou em 1998 do actual presidente, passou a ser ministra do Interior, enquanto o Ministério da Segurança passou a designar-se por Ministério da Polícia e Nathi Mthetwa se manteve como ministro.
Kgalema Motlanthe, que sucedeu a Thabo Mbeki na Presidência em finais de 2008 e que é o "número dois" do ANC, é agora o "vice" do presidente Zuma. Baleka Mbete, que ocupou a Vice-Presidência no período de Motlanthe e que tinha sido, antes disso, presidente do parlamento, não faz parte do governo, depois de se recusar a prestar juramento no parlamento, dia 6, por alegadamente não aceitar uma despromoção e redução de salário.
O partido no poder, segundo garante a comunicação social, deu-lhe um cargo na sua secretaria-executiva e uma compensação monetária de 1,8 milhões de randes (164 mil euros).
O Ministério da Habitação passou a ter a designação de "Colónias Humanas" (em inglês no original Human Settlements) e o ex-negociador do ANC no período de transição Tokyo Sexwale, que se transformou num multimilionário nos últimos 14 anos, foi designado para o chefiar, co-adjuvado por Zou Kota.
A mulher, que tem aproximadamente 50 anos, foi internada após sentir os sintomas da gripe na noite de sexta-feira
Agência Estado
O médico Roberto Fiszman, chefe do Serviço de Epidemiologia e Avaliação do Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), confirmou a internação de uma mulher com suspeita de gripe suína. Ela é mãe do rapaz de 29 anos que contraiu a doença do amigo que esteve no México.
A mulher, que tem aproximadamente 50 anos, foi internada neste sábado após sentir os sintomas da gripe na noite de sexta-feira: febre e tosse.
"Não foi uma surpresa. O vírus continua circunscrito ao grupo de antes. Impedir que o vírus atinja outras pessoas é impossível. O que precisamos é tranquilidade para trabalhar sem respostas exageradas", declarou Fiszman.
No hospital, os funcionários não estão usando máscaras. Não há necessidade, segundo o médico, e somente os pacientes precisam utilizá-la. A paciente foi submetida a exames.
De acordo com ele, se for confirmado, este será o primeiro caso de transmissão autóctone: de pessoa para pessoa de um mesmo país, sendo que nenhuma delas esteve em área considerada "de risco".
Moeda norte-americana fechou o dia em baixa de 2%, a R$ 2,068. Valor é o menor desde o início de outubro do ano passado.
Do G1, com informações da Reuters
O dólar registrou nova queda perante o real nesta sexta-feira (8), fechando no menor patamar em sete meses por conta de uma forte entrada de recursos no mercado doméstico e do bom humor externo.
Nem um leilão de compra de dólares no mercado à vista realizado pelo Banco Central foi suficiente para conter a cotação da divisa. O dólar comercial fechou em baixa de 2,03%, a R$ 2,068, menor nível desde o início de outubro de 2008. Foi o primeiro leilão desse tipo desde 10 de setembro de 2008.
Segundo analistas, uma forte entrada de recursos provocou a queda do dólar. Eles acreditam que, se as perspectivas permanecerem otimistas, é provável que a autoridade monetária realize mais leilões de compra no mercado à vista.
Como pano de fundo, as bolsas de valores nos Estados Unidos e no Brasil operavam em alta até o momento de encerramento das operações no mercado de câmbio.
"O que acontece é uma antecipação da melhora (da situação global). Os investidores entram agora para buscar rentabilidade (no futuro)", avaliou Marcos Trabbold, operador de câmbio da B&T Corretora. "Mas de resolvido lá fora, não tem nada ainda. O cenário ainda é negativo."
Dados divulgados pelo governo dos Estados Unidos nesta sexta mostraram uma desaceleração no corte de empregos no país no mês de abril. O ritmo de redução foi o menor desde outubro do ano passado. A taxa de desemprego, entretanto, subiu para 8,9%, maior nível desde setembro de 1983.
Captação de recursos
O movimento é reforçado pelas captações feitas pelo governo brasileiro: na quinta-feira, foi anunciada a reabertura de uma captação de US$ 750 milhões por meio do bônus Global 2019, com rendimento de 5,80% ao ano.
"O Brasil anunciou uma captação externa soberana, aumentando a expectativa de mais entrada de dólares", considerou Mario Paiva, analista de câmbio da Corretora Liquidez.
Fontes de mercado disseram que a expectativa inicial era de emissão de US$ 500 milhões, mas a forte demanda, estimada em mais de US$ 3 bilhões, levou o Brasil a ampliar a oferta.
Claudia Leitte vai passar Dia das Mães no hospital com Davi
26 de março de 2009
Divulgação
Claudia Leitte vai passar seu primeiro Dia das Mães com o filho, Davi, de 3 meses e meio, ainda internado no hospital Copa D'Or, onde ele se recupera de meningite. Mas, ainda assim, a cantora está dando glórias nas alturas. Segundo ela, seu filho só está bem porque ela ouviu a um chamado divino. "Ainda no Projac (estúdios da Globo onde gravava Caldeirão do Huck), recebi uma mensagem de Deus: 'Leve seu filho agora para o hospital. Ele precisa'", contou Claudia, que segunda-feira à noite foi com a criança para o médico.
"Deus é perfeito. Na semana do Dia das Mães, o inimigo queria me destruir, mas Deus foi mais forte. Ele, que teve misericórdia e compaixão de mim. Meu filho e minha família são tudo para mim, sem eles não existo. Dinheiro e fama são passageiros", disse ela, que desde que entrou no hospital ficou 48 horas sem dormir e fez da Bíblia seu livro de cabeceira. O susto com o bebê lhe deu uma lição: "Deus espera algo de mim, preciso servir a Ele."
Claudia cancelou os shows previstos para o próximo fim de semana e deve ficar no hospital até terça-feira: a medicação do bebê termina na segunda-feira à noite. "Ele precisa ficar pelo menos sete dias tomando antibiótico, seria um trauma transferi-lo antes", conta o assessor da cantora, Paulo Sampaio. O resultado do exame que determina o tipo de meningite sai entre 48 e 72 horas.
Cantora ocupa dois quartos no hospital
Claudia ocupa duas suítes no 5º andar. Em uma, fica a unidade semi-intensiva, para onde o bebê foi nesta quarta-feira, com o berço ao lado da cama e aparelhos que monitoram a saúde de Davi. No outro quarto, ela descansa e recebe visitas, como a de Preta Gil. Claudia passa as noites em claro e dorme de dia. Ela faz as refeições no quarto e jantou comida tailandesa.
"Minha filha é guerreira. Pode estar em frangalhos por dentro, mas aguenta", diz sua mãe, Ilna. O marido, Marcio, fica no hospital e os pais dormem no hotel. Terça, ela chorou ao saber que um fã rezava na porta do hospital à noite.
Moscou, 5 mai (EFE).- As autoridades russas negaram as acusações do presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, sobre o envolvimento da Rússia no motim de um batalhão de blindados sufocado hoje a 30 quilômetros de Tbilisi.
"A Rússia não se intromete, por princípio, nos assuntos internos da Geórgia", declarou a Chancelaria russa, que tachou de "absurdas" as suposições de que poderia estar tentando "derrubar" o Governo de Saakashvili utilizando o Exército georgiano.
O vice-ministro de Exteriores russo, Grigori Karasin, qualificou de "delirantes" as acusações de Tbilisi e denunciou que "a direção georgiana tenta culpar a Rússia e as Forças Armadas russas por seus problemas internos".
O presidente georgiano advertiu hoje à Rússia que se "abstenha de ações provocadoras", após denunciar que, nas últimas semanas, Moscou triplicou suas tropas junto às fronteiras da Geórgia e mobilizou sua frota do Mar Negro.
"Este é um passo provocador e perigoso, para, em caso de desordens na capital georgiana, empreender ações contra a soberania e a integração euro-atlântica e europeia da Geórgia", afirmou Saakashvili.
Ressaltou que o motim ocorreu justamente na véspera do começo de manobras da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em território georgiano, às quais a Rússia se opõe, e da cúpula da União Europeia, em Praga, para iniciar um novo programa de aproximação aos países ex-soviéticos, incluindo a Geórgia.
No entanto, Karasin disse que "as últimas acusações apresentadas à Rússia só mostram a imaginação doentia e a atitude irresponsável dos dirigentes georgianos". EFE
A Rússia anunciou hoje a proibição de importações de carne de porco e seus derivados de Espanha, do Estado norte-americano da Carolina do Sul e de três províncias canadianas devido ao surto de gripe A (H1N1).
"Desde 02 de Maio de 2009 proíbe-se a importação (...) de porcos vivos, carne de porco e derivados que não tenham sido tratados termicamente [temperatura de tratamento não inferior a 80 graus Celsius e um tempo de não menos de 30 minutos] de toda a Espanha, considerada segunda zona de risco", lê-se num comunicado do Serviço Federal de Controlo Veterinário e Fitossanitário da Rússia.
A proibição da importação de carne de porco e derivados é extensiva ao Estados norte-americano da Carolina do Sul, classificada como primeira zona de risco, e às províncias canadianas de Ontário, Columbia Britânica e Nova Escócia, assinaladas como segunda zona de risco.
"A proibição afecta a carne [de porco] produzida depois de 01 de Maio", precisa o organismo oficial no seu "site" na Internet.
ROMA (Reuters) - A mulher do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, quer o divórcio, informou a mídia italiana neste domingo, dias depois de ela ter criticado publicamente a escolha de candidatas do partido do marido às eleições europeias.
"Eu fui forçada a dar esse passo, não quero acrescentar mais nada", afirmou Veronica, 52 anos, ao jornal La Stampa. Ela disse já ter contratado um advogado.
O jornal La Repubblica e a agência de notícias ANSA também divulgaram a notícia. Em um comunicado de duas linhas, o premiê conservador disse: "Esse é um assunto pessoal que me entristece, isso é particular, e parece apropriado não falar sobre isso".
Na semana passada, Veronica, que há dois anos exigiu uma desculpa pública do marido por ter flertado com uma mulher mais jovem, afirmou que a escolha de candidatas para as eleições europeias foi um processo "vergonhosamente desprezível".
Ela também o acusou de ir a Nápoles no aniversário de uma jovem de 18 anos, filha de um conhecido político, mas não comparecer às festas dos próprios filhos.
Berlusconi, 72 anos, magnata da mídia, disse a repórteres que sentia por sua esposa aparentemente acreditar "no que lê nos jornais", culpando uma campanha contra ele "encabeçada pela imprensa esquerdista".
O partido de Berlusconi tem considerado um número de ex-atrizes e dançarinas de programas de TV como possíveis candidatas às eleições europeias em junho, segundo reportagens. Como líder da legenda, ele tem influência sobre quem faz a lista.
"O que está acontecendo hoje (na Itália) atrás de uma fachada de curvas e beleza feminina é grave", declarou Veronica em um email à ANSA na semana passada.
JB ONLINE - Piratas somalis sequestraram hoje um navio procedente do Brasil a 250 milhas marítimas (463 quilômetros) do litoral oeste das ilhas Seychelles, informou Andrew Mwangura, diretor do Programa de Assistência Marítima (PAM), com sede no porto queniano de Mombaça. Segundo Mwangura, o cargueiro grego Ariana, tripulado por 24 ucranianos, que acham que se encontram em bom estado, "havia partido do Brasil e se dirigia ao Oriente Médio quando foi atacado pelos piratas".
Até o momento, ele especificou, porém, que tipo de carga levava o navio nem de que porto brasileiro ele havia saído. Embora as primeiras informações apontassem a que a embarcação era de propriedade britânica, Mangura explicou que se trata de uma embarcação grega operado por agentes britânicos.
Este é o primeiro sequestro nos últimos sete dias, depois da ofensiva nas semanas anteriores, nas quais os piratas foram favorecidos por ventos fortes no litoral africana do Índico que, segundo especialistas, lhes permitiram aumentar o ritmo de seus ataques.
BRASÍLIA - Como meio de desgastar as polêmicas de ordem político-ideológica de desarmar o Senado na tramitação do protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, o Itamaraty pretende concluir ?o grosso? da negociação pendente dos acordos comerciais entre os governos venezuelano e brasileiro nos próximos dias 19 e 20, em Brasília. Trata-se de uma negociação emperrada há dois anos. O propósito de avançar nesses acordos foi expresso pelo chanceler Celso Amorim durante um debate de quatro horas, ontem, na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que foi acalorado pelas duras críticas disparadas pela oposição contra o presidente venezuelano, Hugo Chávez.
A oposição questiona benefícios comerciais do ingresso da Venezuela ao bloco, levantaram dúvidas sobre o possível veto de Chávez a acordos celebrados pelo Mercosul com outros parceiros, como Israel, e insistiram na incompatibilidade de seu governo com a Cláusula Democrática. Relator do projeto, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) alegou que a personalidade de Chávez complica esse processo de adesão e chegou a associá-la à do líder alemão Adolph Hitler.
Se a Europa tivesse prestado mais atenção à personalidade de Hitler, talvez alguns dos desenganos não tivessem ocorrido. Não estou comparando, mas apenas indicando a importância da personalidade?, afirmou Jereissati. ?Não estaríamos negociando com a Venezuela se o presidente Chávez fosse uma espécie de Hitler ou de (Joseph) Stalin?, rebateu Amorim, ao agregar na comparação o líder máximo da União Soviética entre 1922 e 1953.
À imprensa, Jereissati assinalou que não pretende sugerir que a Comissão de Relações Exteriores rejeite a adesão da Venezuela ao Mercosul no relatório que apresentará em duas semanas. Essa predisposição tende a despejar no vazio as ponderações feitas pela oposição. Em especial, a alegação do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) de que a Venezuela não é um interlocutor confiável e a advertência do senador Fernando Collor (PTB-AL) de que Chávez empreende uma ?paulatina caminhada ao autoritarismo?, em contradição com o Mercosul. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.